Corrupção, o mal que afeta a todos

 

Iniciarei esse artigo com a definição do que é corrupção de forma simples e clara. Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo com a finalidade de obter vantagens, simples ou complexas, em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. Subtraímos dessa primeira definição que toda ação com intuito de corromper alguém com dinheiro ou presentes em troca de qualquer benefício é considerado corrupção.

Citaremos um exemplo muito simples para exemplificar o ato impróprio: um cidadão que queira ‘furar’ uma fila de um banco oferecendo dinheiro ou favor à outra pessoa teremos nesse caso, uma típica situação de corrupção.

Entendemos que o ato de corromper vem de tempos atrás, desde o descobrimento do Brasil quando as naus portuguesas aportaram em nossas terras. A corrupção é um câncer que se propaga assustadoramente dia após dia e vemos que, no momento, demonstra-se incurável, o fato é que a cultura da ilegalidade está entranhada nas vísceras de parte da sociedade brasileira. O ato de corromper não está apenas na política, mas também nas relações sociais. A situação está tão crítica que pode estar generalizada, com o possível envolvimento dos poderes da república.

O que podemos fazer para começar a derrubar e destruir esse mal que assola a sociedade brasileira? Para o primeiro passo, a população precisa conscientizar-se da nocividade que o ato de corromper poderá prejudicar a todos em um curto espaço de tempo. A partir do momento que as pessoas tiverem o discernimento que a corrupção pode afetar, seriamente, a vida delas, podemos seguir com medidas mais efetivas para extirpar essa questão tão grave para o Brasil.

Algumas definições para os agentes da corrupção:

Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio.

Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro ou presentes.

Conivente: é o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitar, favorecendo os outros agentes.

Irresponsável: é pessoa que normalmente está subordinado ao corrompido ou corruptor e executam ações ilegais por ordens, sem saber que esses atos são impróprios.

Nos próximos textos discutiremos soluções para findar com esse mal que afetam a todos, principalmente aos jovens.

Não percam!!!

You may also like

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *