Fases da Lava Jato – I a IV

            Desenvolveremos este texto fazendo menção as primeiras quatro fases da Operação Lava Jato. Descrevemos de forma compilada para melhor discernimento de todos os interessados, eis a primeira ação:

Primeira fase: Lava Jato.

“A Lava Jato começou no ano de 2009 com a investigação de crimes de lavagem de recursos relacionados ao ex-deputado federal José Janene, em Londrina no Estado do Paraná. Além do ex-deputado estavam envolvidos aos crimes os doleiros Alberto Youssef e Carlos Habib Chater”.

Fonte: Site do Ministério Público Federal.

Comentário: Observem que as práticas de crimes como lavagem de dinheiro, já vem de longa data, mas será que só a partir de 2009 começaram as irregularidades?

Segunda fase: Bidone.

“Em 20 de março de 2014, a Polícia Federal deflagrou a ação intitulada ‘Bidone’ cumprindo seis mandados de busca e um de prisão temporária, a do ex-diretor de abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa”.

Fonte. Site da Polícia Federal.

Comentário: A partir desta segunda fase, a população começou a enxergar um dos maiores esquemas de corrupção sistematizada em que há registro na história brasileira. Será que não demoramos muito para abrir os olhos para esse câncer?

Terceira fase: Dolce Vita.

“A ação buscou reunir provas da ligação de Paulo Roberto Costa com o doleiro Alberto Youssef na empresa Ecoglobal Ambiental, com sede em Macaé no Estado do Rio de Janeiro”.

Fonte: Site do O Globo.

Comentário: Nesse momento, a Operação Lava Jato precisava se estabelecer frente as classes da sociedade brasileira.

Quarta fase: Casablanca

“Paulo Roberto Costa foi preso novamente. Além das razões que levaram a primeira prisão, o juiz argumentou na decisão de prendê-lo que o ex-diretor tinha US$ 23 milhões em contas bloqueadas na Suíça. Foram bloqueados, também, mais US$ 5 milhões em contas que estariam em nome de familiares de Costa e do doleiro Alberto Youssef”.

Fonte: Site O Globo.

Comentário: Nesta ação da Lava Jato, começam a surgir, a luz dos olhos da sociedade, as contas no exterior, típicos de paraísos para o dinheiro fruto de atos de corrupção.

            Nos próximos artigos, continuaremos a relatar e comentar as demais fases da maior Operação de combate a atos impróprios no país.

Até breve. 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *