Fases da Lava Jato – XIII a XVI

            Prosseguindo no contexto referente às fases da Lava Jato, explicaremos mais quatro ações da Operação que se tornou a maior do mundo no combate aos crimes de colarinho branco, a exemplo da lavagem de dinheiro.

Décima terceira fase da Lava jato.

“Em maio de 2015 o empresário Milton Pascowitch é preso em São Paulo por suspeita de atuar como operador de propina da empreiteira Engevix na Diretoria de Serviços da Petrobrás. É considerado peça central nas investigações envolvendo suspeitas de recebimento de propinas da JD Engenharia”.

Fonte: Site do Estadão.

Comentário: Constatou-se que os crimes envolvendo as Diretorias de Abastecimento e de Serviços da Petrobrás durou por muito tempo. Os valores pagos em propina ultrapassam o orçamento anual de várias prefeituras pelo país.    

Décima quarta fase: ‘Erga Omnes’.

“A Polícia Federal prendeu nesta fase os presidentes da Odebrecht – Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo da Andrade Gutierrez”. “Os crimes investigados são de formação de cartel, fraude a licitações, corrupção, desvios de verbas públicas e lavagem de dinheiro entre outros”. 

 Fonte: Sites do O Globo e da Polícia Federal.

Comentário: Erga Omnes significa, de forma sucinta, “que tem efeito ou vale para todos”. Esta 14ª ação pode ser considerada uma das mais importantes da Operação Lava Jato, por quê? Porque os crimes são praticados pelos dirigentes das maiores empresas do Brasil. Temos a certeza que o nome da fase é bem apropriado, diz tudo, a Operação Lava Jato vale para todos sem distinção… 

Décima quinta fase: Conexão Mônaco.

“A Polícia Federal deflagrou em 02.07.2015 a 15ª fase da Lava Jato, Conexão Mônaco. O foco das investigações é o recebimento de vantagens ilícitas no âmbito da Diretoria Internacional da Petrobrás. Os crimes investigados nesta ação são: corrupção, fraude em licitações, desvios de verbas públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro”.

Fonte: Site da Polícia Federal e do O Globo.

 

Comentário: Analisando friamente esta fase, observamos que mais uma Diretoria da Petrobrás está envolvida nos atos impróprios, a da área internacional. O suposto esquema criminoso está, praticamente, enraizada em toda empresa. 

Décima sexta fase – Radioatividade

“Esta 16ª ação cumpriu 30 (trinta) mandados judiciais em cinco cidades do país. Dentre outros fatos, foram objeto de apuração, a formação de cartel e o prévio ajustamento de licitações nas obras de Angra 3 e o pagamento indevido de vantagens financeiras a empregados da Eletronuclear”.

Fonte: Site O Globo.

Comentário: Observamos que a Operação Lava Jato começou a voltar seus olhos a outras empresas. Dessa vez é a Eletronuclear, empresa brasileira fornecedora de energia nuclear. É estarrecedor e revoltante a situação de empresas que tem seus dirigentes envolvidos em vários atos criminosos.

            Estudando a fundo essas dezesseis primeiras fases da Operação Lava Jato, e principalmente as três últimas, percebo que, infelizmente, o Brasil não vive em uma democracia pura e sim em um regime democrático disfarçado de plutocracia que significa o exercício do poder ou do governo pelas classes mais RICAS da sociedade.   

            A CORRUPÇÃO é a maior assassina da sociedade brasileira.

Continuaremos a mencionar NOTAS sobre a situação maléfica que o Estado Brasileiro atravessa:

Nota V – Faço um simples questionamento a todos os governantes dos Estados Federados que alegam estar em “crise econômica“. Quais são a medidas EFETIVAS que os senhores gestores estão providenciando para combater a tal “crise financeira”?

Nota VI – Nesta última semana aconteceram vários fatos de grande relevância no cenário brasileiro como: um ex-presidente sentenciado, votações em comissões na Câmara dos Deputados, uma leve recuperação da economia, quase imperceptível é claro, dentre outros fatos, mas nada mais bizarro, inusitado, anormal, usem o adjetivo que quiserem, o Congresso Nacional querer mudar as regras das eleições do ano que vem para beneficiar certos candidatos.

Dica:

Em 7 de setembro não percam a estreia do filme A Lei é para todos.

 

Até a próxima semana!!!

 

Referências:

www.estadao.com.br

www.oglobo.com;

www.dpf.gov.br; 

             

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *