O sucateamento do estado brasileiro

Inicio este artigo extra para relatar várias situações que estão acontecendo, há muito tempo, com o estado brasileiro, mais especificamente em sua máquina administrativa e financeira. São circunstâncias que beiram o descaso com a administração pública e, especialmente, com a sociedade brasileira. Neste texto, demonstrarei algumas ocorrências que estão espalhadas por todo o país.

O sistema de saúde no Brasil está, literalmente, na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, os hospitais públicos estão em um estado de calamidade, pacientes morrendo, médicos desmotivados, falta de equipamentos básicos, filas intermináveis, dentre muitos outros motivos. A saúde no país está sucateada.

O sistema educacional no país é vergonhoso, por quê? Escolas municipais, estaduais e federais destruídas por falta de manutenção, instituições de ensino se transformando em verdadeiros campos de guerra, professores pouco valorizados, conteúdos defasados, sem contar a precariedade das universidades públicas. A educação no país está sucateada.

A estrutura de transportes no Brasil é digna de desolação. Rodovias estaduais e federais precárias, buracos, desníveis, acostamentos péssimos ou até mesmo, inexistentes. Transporte urbano sem nenhuma condição de uso, asfalto tipo “cascas de ovos”, lama asfáltica de baixíssima qualidade, sem contar com a total falta de planejamento na construção das vias. A estrutura de transporte no país está sucateada.

Obras públicas no Brasil é um assunto à parte, devido à quantidade elevada de empreendimentos suspeitos de superfaturamento. Observem a enxurrada de aditivos dos contratos, estranho não é? Pelo Brasil existem inúmeras obras com vícios de corrupção, não está restrito a uma ou outra construção, são várias. A lei de licitação e contratos tornou-se uma forma para a prática de atos ilícitos, pois não há a efetivação perfeita para conter os crimes contra a administração pública. As obras públicas no país estão sucateadas.

A segurança pública no Brasil é um colapso sem fim, por quê? Os atos violentos aumentam de forma assustadora dia após dia, agentes de segurança totalmente desvalorizados, falta de estrutura para realização dos trabalhos, fronteiras desguarnecidas, dentre muitos outros problemas. Não esqueçamos que a legislação criminal está, há “séculos”, obsoleta. A segurança pública no país está sucateada.

Os órgãos públicos no país estão deteriorados em todas suas esferas, a saber: municipal, estadual e federal, à administração pública não está conseguindo se manter para atender à população brasileira minimamente de forma satisfatória, por quê? Os órgãos estão com seus quadros de pessoal inchados, existe excesso de servidores subaproveitados, estrutura física e de material de consumo precária. Os órgãos da administração pública estão sucateados.

Façamos alguns questionamentos: Quem sofre com todo esse sucateamento? Respondo a sociedade brasileira que sempre está no lado mais fraco da corda. Quando o hospital está abarrotado de pessoas, quem paga o pato? A sociedade. Quando as escolas estão caindo aos pedaços, quem aguenta? Nossas crianças. Quando a estrutura de transportes não funciona, quem suporta? Todos os usuários das vias. Quando as obras públicas são superfaturadas, quem paga a conta? Toda a população honesta. Quando a violência acomete membros de nossas famílias, quem arca? A família brasileira. Quando os órgãos públicos não oferecem um serviço ao menos decente, quem atura? A sociedade como um todo.

Não estamos aguentando tantas situações ruins, necessitamos de gestores realmente comprometidos, honestos e eficientes. Convido a vocês a mudar esse panorama daqui para frente, devemos ser melhores em tudo.

A corrupção é o pior câncer que existe.

Até a próxima…

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *