Brasil e Venezuela são tão diferentes mesmo?

            Nessas últimas semanas estive analisando as situações de dois países que não são tão próximos apenas territorialmente, existem muitas semelhanças entre essas duas nações que atravessam por momentos de grandes turbulências. Faremos um estudo comparativo entre Brasil e Venezuela e tentaremos encontrar pontos incomuns entre cenários totalmente caóticos nessas nações.

Países Brasil Venezuela
Sistema de governo Presidencialismo Presidencialismo
Duração de mandato presidencial 04 (quatro) anos com direito à reeleição 06 (seis) anos com direito à reeleição
Poder Judiciário – corte Supremo Tribunal Federal Tribunal Supremo de Justiça
Poder Legislativo Sistema bicameral (Câmara Federal e Senado Federal) Sistema unicameral (Assembleia Nacional da Venezuela)
Principal produto econômico Agropecuária e indústria Produção e exportação de petróleo
Situação política atual Denúncias e investigações em relação à corrupção sistematizada Corrupção e protestos violentos

            Após a apresentação desse breve quadro comparativo, observamos que o ponto incomum que constatamos é o que se imaginava – a CORRUPÇÃO. A situação paradoxal entre os dois países não é por acaso, por quê? O Brasil e a Venezuela sempre tiveram um ‘relacionamento’ muito próximo, principalmente nos governos do Partido dos Trabalhadores.

            O Brasil nos últimos anos está atravessando por graves problemas políticos e econômicos como um segundo processo de impeachment em 2016, sucessivas denúncias, investigações e condenações de autoridades por crimes de corrupção, crise econômica que afeta, diretamente, todas as classes da sociedade e sem falar do aumento absurdo da violência dentre outras diversas contrariedades.

            A Venezuela nos últimos anos vem sofrendo com um processo doloroso, desde a época de Hugo Chávez, de ruptura democrática. Há um verdadeiro clima de guerra abastecido por decisões ditatoriais como prisão de políticos de oposição ao governo, confrontos sangrentos nas ruas, principalmente na capital Caracas, dissolução da Assembleia Nacional, fechamento de emissoras de TV e estações de rádio, atentados à liberdade de expressão e desabastecimento em todo o país dentre outros muitos problemas.

            Façamos alguns questionamentos agora. Salvo algumas peculiaridades de cada nação, a situação de instabilidade não é comum aos dois países? Será que toda essa situação vem de pouco tempo? A democracia na América Latina acabou? O início de todos os problemas não foi à corrupção? Será que o Brasil e a Venezuela são diferentes mesmo?       

A corrupção é o pior câncer que existe.

Até breve.  

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *