Você é ético?

           

 

            Todos responderão que sim, mas é verdade mesmo? Neste sexagésimo segundo artigo discorrerei sobre este assunto tão controverso atualmente na sociedade brasileira, a famigerada ética. Em uma nação corrupta, como a população pode se dizer que são éticos? É contraditório ao extremo, mas vamos definir, primeiramente, o significado deste termo de grande discussão, o que é ética? Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

 

            Após a explanação do significado do termo ética, façamos, novamente, o questionamento, você é ético? Trazemos neste segundo momento do artigo, o conceito sobre os valores éticos: valores são o conjunto de qualidades de alguma pessoa ou organização, determinando assim, a forma como a pessoa ou organização se comportam e comunicam com outros indivíduos e com o meio ambiente, em suma, os valores éticos são valores morais que afetam a conduta das pessoas.

 

            Volto a perguntar: você é ético? Neste terceiro momento do texto, faremos um paralelo entre ética e corrupção. Para entendimento de todos os leitores, explicaremos o significado de atos de corrupção: Qualquer ato que possa corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais. Infelizmente no país que moramos não temos a consciência ética dos atos que praticamos, desta forma, a falta de ética está intimamente ligada à prática de atos de corrupção.

         No Brasil

 

                              

                                                             

A realidade nua e crua é esta observada acima.

 

            O fato é que os atos corruptivos inibem a ética, se você não respeita os princípios éticos, tanto em sua vida profissional quanto na pessoal, você é corrupto, simples assim. Retorno a questionar, você é ético? Políticos são os únicos antiéticos? Não, empresários, trabalhadores e familiares também são.

 

A Presidência da República é antiética? Talvez sim;

 

O Congresso Nacional é antiético? Talvez sim;

 

O empresariado é antiético? Talvez sim;

 

Os trabalhadores são antiéticos? Talvez sim;

 

Os nossos familiares são antiéticos? Talvez sim.

 

            Após toda a exposição dos argumentos propostos neste artigo, pergunto pela última vez: VOCÊ É ÉTICO? Acho que não. Ser ético necessita de estudo, tempo, reflexão, consciência limpa e princípios muito bem enraizados. Se você não é ético, é corrupto. É óbvio!

 

A corrupção é o pior câncer que existe.

 

Até breve.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *