A política do pão e circo no Brasil.

Neste sexagésimo quarto artigo, abordarei sobre a política do pão e circo que nunca saiu das entranhas do nosso país. Primeiramente vamos a definição do que seria essa expressão tão famosa: do latim panem et circenses, ficou conhecida como modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar seu apoio, isso não seria bem peculiar a realidade brasileira? No contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha nenhum interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento, vejam bem, a semelhança com o país que se apega com “unhas e dentes” a um evento como a copa do mundo.

Oferecer ao povo pão e circo é uma tentativa encontrada para mascarar o problema que continuava longe de uma solução efetiva. Enquanto a população se mantinha concentrada em espetáculos e alimentos, a real situação em que se encontravam ficava esquecida e ainda o governante tinha a intenção voltada para ele por organizar toda a “festa”, e tornavam-se mais e mais popular entre as pessoas. É assim que muitos agentes políticos e públicos fazem, lançam festas regadas à boa alimentação para conseguir confiança do povo e o mais triste é que conseguem, viva ao Brasil!!

Vamos aos questionamentos propostos:

A política do pão e circo sempre esteve encravada na sociedade brasileira?
Sim.

O povo brasileiro vive na mentira?
Sim, porque quer.

A copa do mundo é uma forma da política de pão e circo?
Sim.

O fato é que a sociedade brasileira convive com a política do pão e circo desde a época do império, e ficou mais acentuada nos últimos anos com as discussões mais acaloradas. Bom exemplo disso são os problemas de identidade entre os poderes executivo, legislação e judiciário, seria cômico se não fosse trágico. Você, cidadão brasileiro, continuará inerte perante toda essa situação?

O que fazer? Não sei, vocês sabem? Como extirpar com a política do pão e circo? Com tanta corrupção no país, como a população quer mudar esse panorama? 90% de tudo no Brasil está, infelizmente, errado….

A corrupção é o pior câncer que existe.

Até breve

,

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *